Vestiário

O melhor site de cultura pop e lifestyle gay do Brasil.

MECA 2015 traz La Roux e AlunaGeorge em apresentações imperdíveis

Em sua quinta edição, o festival se coloca lado a lado de atrações de grande porte do país, como o Lollapalooza.

Renato Cabral
MECA 2015 traz La Roux e AlunaGeorge em apresentações imperdíveis
DivulgaçãoLa Roux é uma das atrações do MECA 2015.

O MECA é um festival de música que nasceu em Maquiné, cidadezinha próxima a Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Atualmente em sua quinta edição, o evento já trouxe ao país atrações indies como Two Door Cinema Club, Vampire Weekend, The Rapture, Dragonette, Friendly Fires e Charli XCX.

Um grande pequeno festival, como é chamado por alguns devido ao conceito em ser algo mais tranquilo para o público, sem grandes muvucas e assim, entregar uma experiência relaxante e sem estresses.

Podendo ser considerado um festival de médio porte, o MECA nunca foi mediano em termos de qualidade e line-up nesses 5 anos de existência. A edição desse ano é um exemplo perfeito. Contando com as presenças de La Roux, AlunaGeorge, Citizens! e os nacionais Wannabe Jalva e Mahmundi, além de outros, definitivamente o evento se coloca lado a lado de atrações de grande porte do país, como o Lollapalooza.

Inspirado em festivais como o Coachella, o Pitchfork e o South by Southwest, a edição 2015 do MECA começou no último dia 17, em Maquiné, e o Vestiário esteve por lá para conferir e se arrepiar com diversos shows. Já dá para adiantar que no final do evento, constatamos que só se escutavam elogios ao projeto e de como o festival havia se superado.

Um dos pontos mais legais no projeto é a proximidade dos artistas, o que também confere um tom mais íntimo ao festival que traz shows de bandas nacionais que estão despontando – neste ano representados por Mahmundi, Wannabe Jalva, Erick Endres, Pearls Negras, Glass n’ Glue, Serge Erege e Boogarins – e os já consolidados no mercado independente internacional.

Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

Apesar do cancelamento da mais nova sensação indie britânica Years & Years, não houveram desfalques. O destaque acabou ficando para as mulheres. Se o cenário nacional foi muito bem representado por Marcela Vale, a Mahmundi, com sua deliciosa mistura de pop eletrônico com uma brasilidade inconfundível, os shows internacionais se destacaram pela presença do duo AlunaGeorge, que trouxe uma simplicidade ao palco com sua sonoridade eletrizante.

Se valendo da carismática vocalista Aluna Francis, que causou frisson na plateia, a atração foi um estouro e surpreendeu até a cantora em diversos momentos em que o público cantava em coro suas músicas. E essa cantoria não parou por aí.

Em seguida, encerrando a noite, La Roux continuou a fazer o público entoar todas as músicas. Com um show de luzes, a vocalista do projeto Ellie Jackson se mostrou mais tímida no palco e poucas vezes se viu seu rosto nitidamente. Como se representasse um ícone que mescla diversas referencias que vão de David Bowie e Michael Jackson à Tilda Swinton.

Até o ano passado, o MECA concentrava os shows em Maquiné e apenas versões compactas em algumas capitais. Mas a partir desse 2015 a atração vai ganhar o país. Além dos shows, várias atrações com tendas temáticas e uma praça de alimentação característica para cada um dos locais são preparados. Já aconteceram a edição de Maquiné (17/01) e a do Rio de Janeiro (18/01).

Aos atrasadinhos, ainda dá tempo de correr atrás de alguns dos melhores shows do ano nos próximos dias. O festival desembarca no dia 23 em Inhotim, Minas Gerais para um show gratuito somente com as presenças de Citizens! e AlunaGeorge. Já no dia 24, é a vez da capital paulista, São Paulo, receber o MECA.

Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

Para maiores informações, corre na página do festival no Facebook ou no site oficial. Bora cambada!

Comentários
Leia Também
Newsletter

Assine e receba por email as nossas principais atualizações, além de conteúdo exclusivo!