Vestiário

O melhor site de cultura pop e lifestyle gay do Brasil.

Luz, Câmera e 1 Minuto: reinventando um filme em 60 segundos

Dessa vez de uma forma muito mais ampla, a Empire e a Jameson se juntaram para desafiar seus competidores a realizar em 60 segundos reinterpretações de famosas cenas do cinema.

Renato Cabral
Luz, Câmera e 1 Minuto: reinventando um filme em 60 segundos
Reprodução/YouTubeBrasileiros foram destaque em uma edição com uma nova proposta para “Procurando Nemo”

Refilmar trechos de filmes conhecidos pode parecer uma brincadeira, mas é um bom exercício para quem quer descobrir a arte do cinema. E também pode ser a oportunidade perfeita para ganhar prêmios e reconhecimento. Já diriam alguns que a cópia às vezes supera o original.

Lembro, no começo da faculdade de cinema que curso, de realizar um exercício no qual eu e alguns colegas refilmamos um trecho de “Jogo de Cena”, documentário do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Re-imaginar uma cena específica e sua construção pelo diretor e a sua equipe e montá-la foi surpreendente.

Para aqueles que gostam dessa brincadeira e estão dispostos a entrar na briga por um bom destaque, a revista britânica Empire junto do whiskey irlandês Jameson anunciaram a edição de 2015 da Jameson Empire Done in 60 Seconds. Uma competição de curtas-metragens, considerada uma das mais divertidas do cinema britânico, que desafia seus competidores a realizar em 60 segundos reinterpretações de famosas cenas do cinema.

Depois da etapa de vídeo-inscrições, os filmes serão enviados para o canal do YouTube do projeto, onde pessoas do mundo todo poderão conferir o quão visionário você é. Em seguida, virá a fase em que um corpo de jurados irá avaliar os vídeos e os criadores dos cinco melhores irão participar de um evento de seleção em que o vencedor será revelado.

E então, o brasileiro finalista irá para o evento da Jameson e Empire, uma seletiva mundial, que acontece em Londres no dia 26 de março, com direito a uma première com tapete vermelho e a oportunidade de conhecer diretores e a classe artística da indústria cinematográfica. É nesse momento em que haverá a avaliação dos jurados internacionais que terão a difícil – mas prazerosa – missão de escolher o finalista entre os vídeos de todo o mundo.

Para dar aquela incentivada, selecionamos 5 vídeos sensacionais das últimas edições do projeto para você conferir.

05

Brasil


Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

“Procurando Nemo” ganhou uma versão brasileira que transpõe para o mundo dos humanos a busca de Dory e Marlin pelo pequeno Nemo. Passando pela Avenida Paulista, o parque do Ibirapuera e o metrô apertado, o mundo subaquático ganha os ares da selva de pedra.

04

Reino Unido


Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

Se valendo de recursos animados e com colagens, esse curta-metragem, que brinca com o universo “Star Wars”, traz C3PO em um prequel da saga espacial. Uma direção de arte lindíssima!

03

Rússia


Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

A direção a três mãos de “A Viagem”, dos Irmãos Wachowski e Tom Tykwer, ganha uma paródia engraçadíssima na qual os três realizadores interpretam os personagens do filme.

02

Israel


Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

De Israel, a muito bem-humorada versão de “Gravidade” em animação traz uma Sandra Bullock cheia de dúvidas recebendo conselhos de um George Clooney nu.

01

Portugal


Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

O finalista português recicla o clássico de Alfred Hitchcock em uma belíssima versão animada desde a sua abertura até cenas icônicas.

A novidade da edição deste ano fica pela abertura de suportes bem mais acessíveis como smartphones e câmeras amadoras para competir.

A competição aceita os vídeos-inscrições até o dia 31 de janeiro de 2015, através do site oficial. Então, corre para chamar aquela prima que derruba forninhos, a tia que grita com o vizinho e a sua mãe que adora fazer um drama quando você deixa a luz do quarto acesa e dê uma repaginada naquela cena do seu filme favorito. Ah, e você ainda pode usar bonecos, animação e o que bem entender de materiais.

Bem legal, né?

Comentários
Leia Também
Newsletter

Assine e receba por email as nossas principais atualizações, além de conteúdo exclusivo!