Vestiário

O melhor site de cultura pop e lifestyle gay do Brasil.

Um momento de reflexão sobre as eleições

Nunca se viu uma quantidade tão grande de pessoas que até ontem não sabiam a diferença entre governo de esquerda e direita, dando pitaco no voto alheio.

Yhury Nukui
Um momento de reflexão sobre as eleições
Reprodução

Os nervos estão à flor da pele. Desde o fim da Copa das Copas (#sdds), só se fala na festa da democracia que, aliás, está tão animada quanto um filme de ação. Com direito a um plot twist que causou uma séria mudança no cenário e deixou o que era complicado, ainda pior. De julho até aqui, parece ter passado mais de 365 dias, tamanha a intensidade do negócio.

Aécio, o grande favorito a disputar o segundo turno com Dilma, foi vendo seu eleitorado se bandeando pro lado de Marina Silva, substituta de Eduardo Campos, que não soube conter o chorume na boca e acabou tornando-se uma das maiores decepções para as eleições presidenciais. E então, numa reviravolta, Aécio Neves levou a melhor perante Marina e correu para o segundo turno, com uma diferença pequena, mas expressiva se compararmos ao que indicavam as pesquisas, contra Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

As manifestações de apoio são extremamente importantes em épocas de eleições. Não só podemos, como devemos nos posicionar e, porque não, fazermos uma campanha para aquele que julgarmos melhor para o cargo mais importante de uma nação com regime democrático. Mas o que tem se visto nos últimos meses, é uma visão completamente deturpada de política e ser político.

Nunca se viu uma quantidade tão grande de pessoas que até ontem não sabiam a diferença entre governo de esquerda e direita, dando pitaco no voto alheio. Tal como na Copa, onde as pessoas que criticaram o evento estavam aproveitando a festa nos estádios, nas eleições, ir contra o PT virou questão básica para a primeira aula de “como se portar perante as pessoas no período eleitoral”.

Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

Não estou aqui dizendo que Dilma é a melhor candidata do universo. Omissa em alguns casos, especialmente àqueles ligados às minorias, a Presidenta podia sim, ter feito um governo melhor, mas não é tudo isso de ruim que cantam para as pessoas.

Lula e Dilma proporcionaram que toda a população tivesse acesso a melhores condições de moradia, alimentação, transporte e trocentas coisas que todo mundo que acompanhou de perto o seu governo – o que é obrigação de alguém que quer ser político – sabe muito bem reconhecer.

Mostraram aos brasileiros, que nós não somos capachos dos nossos governantes, e que não devemos acatar tudo como nos entregam. Que é possível sim, condenar àqueles que nos roubam, e mesmo que demore e nem seja tão fácil assim, tirá-los do poder. Pois bem, Lula e Dilma nos ensinaram o que é ter uma democracia, de fato: deixar com que todos tenham direitos iguais.

O que não posso tolerar, de forma alguma, é que pessoas de fora venham dar pitaco num lugar que nem pertence a eles. Lindsay Lohan, Naomi Campbell e Mark Ruffallo, este último que eu considero muito como profissional, que vão pro raio que os partam. É inadmissível, pra mim, que eles venham dar apoio à um candidato que eles pouco conhecem. E ainda pior: usar da influência de quem os admiram para conquistar votos para tal.

Baseado em quê? Em um vídeo facilmente manipulado? Mark Ruffalo foi notificado a tempo e, em menos de 24 hrs, retirou seu apoio à Marina Silva. Quanto a Lindsay Lohan e Naomi Campbell, parecem estar sendo vítimas de uma ação de marketing, mas até que se prove o contrário, o caos se instaurou, já que inverdades se propagam de forma muito mais rápida.

Não aceito que alguém que pouco conhece a nossa realidade, opinando sobre como nós devemos viver. Eles não tem poder para decidir o nosso voto. E nem deveriam usar de sua influência para isso. Antes que mencionem Danny Glover, que recentemente mostrou apoio à Dilma, o ator tem uma longa história com o Brasil: é casado com uma pesquisadora brasileira, é um militante dos direitos humanos e veio ao nosso país por diversas ocasiões para brigar por suas ideologias. Naomi e Lindsay vieram aqui pra que? Se embebedar em festas e serem recepcionadas aos gritos por seus fãs na porta do hotel?

Este vídeo está no YouTube e pode deixar de ser exibido a qualquer momento

Só quem conhece a realidade do nosso país, somos nós, que aqui vivemos. Sou contra até aqueles que são brasileiros, moram fora do país e vão aos consulados para exercerem o seu dever de cidadania. É muito fácil para quem está lá decidir por nós, que estamos aqui dentro. Afinal, se alguma bomba explodir, nós é que sofreremos as consequências, não eles.

Não deixe que as pessoas manipulem o que você pense. Nem se deixe levar por aquilo que você não acredita. Mas antes de criticar Lula e Dilma, coloquem a mão na consciência e pensem no legado que eles deixaram ao Brasil.

Você nunca teve do que reclamar da vida? Ótimo. Muito bom. Fico feliz por você. Mas saiba que, há doze anos, muitas pessoas não tinham um emprego, uma casa pra morar, passavam fome e estavam na miséria. Estamos longe de ser um país perfeito, mas estamos lutando para que o ambiente que vivemos seja melhor todos os dias.

Pare de pensar que a briga de PSDB e PT é do bem contra o mal. Ninguém, em nenhum dos lados, será canonizado. Há corruptos em ambos os partidos, mas precisamos confiar nossa nação para alguém, senão seria mais simples viver no imperialismo. Confiar o país a alguém que honre as nossas ideologias e não faça com que o terror da miséria nos assombre.

Não basta ser político durante as eleições. Não somos cidadãos apenas de quatro em quatro anos. A democracia não é feita apenas com um Presidente. Somos um conjunto e, se não trabalharmos juntos, nada andará. E àqueles que querem voltar à Ditadura, pra instaurar o respeito nessa sociedade mal educada, tente recapitular a história e entender o quão cruel foi esse período no Brasil.

Não está contente e acha que só reclamar vai adiantar de alguma coisa? É simples. Saia. E leve o Lobão junto!

Comentários
Leia Também
Newsletter

Assine e receba por email as nossas principais atualizações, além de conteúdo exclusivo!