Vestiário

O melhor site de cultura pop e lifestyle gay do Brasil.

A premiação mais pop do mundo está aqui

Almejado por aqueles que querem uma carreira duradora na difícil indústria fonográfica, colocamos a credibilidade da premiação em xeque!

Yhury Nukui

OVideo Music Awards é uma das, senão, a premiação mais aguardada pelos maiores admiradores da cultura pop. Diferente do Grammy, onde os artistas são reconhecidos por sua qualidade musical, no VMA, os videoclipes são o foco.

Em trinta edições muita coisa já passou por lá. Artistas que já se foram, outros que ainda vivem, mas estão sempre a sombra de seus poucos hits. O VMA é visto, por aqueles que almejam uma carreira consolidada na forte indústria norte-americana, como uma grande porta de entrada para o sucesso. Basta fazer uma apresentação marcante e você será lembrado. Ou ir do céu, ao inferno, caso apareça gorda e dançando mal numa fase não tão legal de sua carreira.

Às vésperas da 31ª edição, o VMA acontece no próximo domingo (24) gerando expectativa de um show mais animado que o dos últimos anos, já que a premiação tem se mantido no topo apenas com as polêmicas dos artistas que por lá passam. Ou vai me dizer que esqueceu da marcante fala de Kanye West à Taylor Swift em 2009? Ou do vestido de carne de Lady Gaga no ano seguinte?

A credibilidade da premiação só vem caindo a cada ano. Diferente do que rolava nas décadas passadas, a música já não é o interesse principal da emissora. As apresentações musicais têm ficado cada vez mais em segundo plano e a lista de indicações tem se parecido cada vez mais com a parada de sucessos da Billboard.

Nesta edição, propusemos uma brincadeira divertida: o VMA dos Blogueiros. Convidamos onze blogs que a gente curte pra nos auxiliar na missão de formar uma lista de indicados mais justa e coesa para a emissora musical.

O resultado? Um processo que levantou mais ou menos 250 videoclipes e muita discussão, mas extremamente satisfatório. Lembramos daqueles que fazem sucesso nas rádios, mas também daqueles que lançam materiais coesos e mereciam reconhecimento da indústria.

E nos últimos dez dias, os envolvidos no projeto foram se revelando, um a um, em posts no Facebook que anunciam suas respectivas categorias – que ganharam imagens super bem produzidas pelo nosso ilustrador Renan Riso, com um conceito à la revolução.

Para deixar a edição ainda mais dinâmica, colocamos em pauta uma série de assuntos que circundam a premiação mais pop de todos os tempos: as apresentações e os looks mais marcantes, a relevância do VMA, a relação de amor e ódio entre o evento e Britney Spears, além de uma discussão sobre o poder dos vídeos de Beyoncé, que vão render a ela o Michael Jackson Video Vanguard, prêmio recebido no ano passado – merecidamente ou não – por Justin Timberlake. Tem ainda um texto de um convidado super legal e que a gente adora.

Antes de cair pra dentro dos textos, nós gostaríamos de agradecer à disponibilidade e ao carinho de Ítalo Araújo, Édipo Barreto, Rafael Lima, Guilherme Tintel, João Batista, Anderson Vieira, Gabriel Lage, Andreh Vendrami, Roberto Júnior, Gui Lagrotta e Pedro Moreira. Sem vocês, a experiência para essa edição não teria sido tão bacana.

Now, it’s show time!

Um abraço,
Yhury Nukui

Comentários
Edição #VMA14
Os atrasados para a festa
Vitrola

Os atrasados para a festa

João Batista

Como em toda grande festa, alguns convidados deixaram pra chegar na última hora e não devem ser lembrados para a celebração do ano seguinte.

Leia a Matéria
Newsletter

Assine e receba por email as nossas principais atualizações, além de conteúdo exclusivo!